Em 26 de junho de 2023, o governador sancionou a Lei nº 8.090, de autoria da deputada Simone Pereira, que institui no Piauí o Estatuto da Pessoa com Obesidade. E, em setembro de 2023, a deputada estadual pelo Ceará Gabriella Aguiar (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Ceará a Lei Simone Pereira, que institui o Estatuto da Pessoa com Obesidade no estado do Ceará, inspirada na lei do Piauí e na trajetória da deputada Simone Pereira. Que tem obesidade sob controle e, em 1 ano e 3 meses, perdeu 54 kg. Dessa forma, foi com conhecimento de causa de quem já pesou 130 kg que a parlamentar propôs a criação do Estatuto da Pessoa com Obesidade no Piauí.
Simone Pereira é piauiense, nascida em Floriano, em 23 de setembro de 1965. Se formou em Serviço Social na Universidade Federal do Piauí – UFPI. E possui pós-graduação em Gestão Pública e experiência de mais de 30 anos de trabalho público.
É apaixonada por políticas de proteção social e garantia de direitos. Começou na política através dos movimentos sociais e comunitários, quando participou da organização da Associação de Moradores da Vila Cidade Jardim, em Teresina. E, como assistente social, participou do processo de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Piauí. Também foi secretária de Assistência Social no município de Beneditinos e assessora técnica em vários municípios.
Já esteve à frente de importantes cargos no Governo do Estado e Prefeitura de Teresina. Presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, foi diretora do Departamento de Proteção e Direitos da Criança e do Adolescente-DPDCA, do Serviço Social do Estado, Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, em Teresina. Além de ter sido assessora técnica da APPM.
Foi Secretária Estadual de Defesa Civil (2014), Coordenadora do Desenvolvimento Social e Lazer - CDSOL e Secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural – SEAGRO (2019 e 2021-22).
Foi candidata a vereadora de Teresina em 2004 e 2008. E foi candidata à prefeita de Teresina, em 2020, pelo PSD. Em 2022, candidatou-se a deputada estadual pelo MDB e obteve 27.102 votos. Foi votada em 185 municípios e ficou na primeira suplência do MDB. Assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí em fevereiro de 2023.
Na Assembleia, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em 2023, e foi membro da CPI da Equatorial. E fez parte das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; Administração Púbica e Política Social; Direitos Humanos. Além das comissões de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; e Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza.
Desde dezembro de 2023, preside a Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância. Em 2024, faz parte de nove das onze comissões da Casa, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça. E sendo vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. E é membro da Rede Nacional de Frentes Parlamentares da Primeira Infância.