Considerei importante reservar um momento para compartilhar com você minha perspectiva sobre certos temas. Isso permitirá que compreenda minha forma de enxergar e agir na minha vida pessoal e profissional. Procuro constantemente enxergar além de minha própria visão e opinião.
Tendo algumas pautas como prioridade: Atenção à Primeira Infância; defesa das pessoas com obesidade; educação inclusiva e especial; políticas para mulheres; educação básica e profissional com qualificação de jovens; emprego e renda; mais mulheres na política partidária; assistência social: proteção social e garantia de direitos; e valorização dos profissionais da assistência social.
O que penso e fiz pelas pessoas com obesidade
Eu quero defender o direito da pessoa com obesidade porque eu sou uma pessoa com obesidade. E eu sei bem o que é isso, a dificuldade que a gente passa, os constrangimentos e falta de apoio.
Sou autora da Lei 8.090, de 26 de junho de 2023, que institui no âmbito do Estado do Piauí o Estatuto da Pessoa com Obesidade, de promoção à inclusão, proteção à saúde e a direitos, tratamento adequado, combate ao bullying, assistência social e trabalho. O estatuto trata sobre direitos fundamentais da pessoa com obesidade e é destinado a regular os direitos assegurados a estas pessoas, associados a problemas de saúde. Abordamos áreas como habitação, saúde, educação, lazer para que a pessoa com obesidade tenha seu direito de ir e vir respeitado e seus direitos garantidos.
O que penso sobre legislar
Aprovar a lei não é suficiente. É necessário levar ao conhecimento da população a lei e como fazer valer o seu direito.
O que penso sobre Assistência Social
Sempre entendi a assistência social não como caridade, não como benevolência. Mas como política pública de direito.
Devemos informar o fluxograma de acesso à rede de proteção de direitos para a população. Rede de proteção é aquela rede que vai mostrar para você como ter acesso aos serviços que estão garantidos em lei. E rede de garantia de direitos é aquela rede que, no momento em que o seu direito for violado, é lá que você deve buscar ajuda para que o que está estabelecido em lei seja de fato garantido.
O que penso sobre Atenção com a Primeira Infância
Para que nossas crianças possam ter seus direitos garantidos, para que as nossas crianças possam ter educação, saúde, lazer, é necessário que antes elas estejam dentro do orçamento. E aí eu fiquei muito feliz, porque o Piauí mais uma vez sai na frente. Quando o presidente Franzé instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância, e nós assumimos a presidência dessa frente, imediatamente, começamos um diálogo com a Secretaria Estadual de Planejamento pensando no detalhamento do orçamento. O que não foi possível por conta do tempo, mas saímos na frente no sentido de que o Piauí, hoje, tem uma ação orçamentária específica para a política de primeira infância. O que isso quer dizer é que qualquer orçamento que for destinado a qualquer unidade gestora, seja educação, saúde, assistência, independente de que política seja ela vai carimbada. Aquele orçamento só vai poder ser aplicado, de fato, na política de proteção a primeira infância. Então, isso é um avanço muito grande porque vai nos permitir ao final desse exercício (2024) ter uma ideia de quanto se gasta realmente para se cuidar das crianças do Piauí.
O que penso sobre política partidária
A gente começou esse trabalho e aos poucos a gente foi vendo a necessidade de um envolvimento com a política partidária, porque a política partidária ela acaba abrindo algumas portas. Para você não correr o risco de permanecer no campo do protesto, no campo da indignação e aí você não consegue avançar.
O que quero para o futuro
Quando vejo a vida das pessoas melhorar, entendo que estou no caminho que acredito ser certo: lutar por proteção social e garantia de direitos na vida povo.
O que penso sobre mulheres na política
São inegáveis os avanços que todos nós tivemos. A mulher passou a ter direito ao voto a partir de 1932. E se a gente vê o avanço, a da questão dos direitos políticos da mulher, tivemos muitos, mas ainda tem muito que conquistar. A gente sabe que existe, há muito tempo, tramitando no Congresso Nacional, por exemplo, a questão das cotas que, hoje, são limitadas apenas a participação no processo de construção da chapa e que esses 30% ele possa ser extensivo também aos assentos e não só a participação no processo eleitoral.
Eu sempre gosto de fazer uma reflexão que para que nós possamos avançar é necessário que a gente ocupe os espaços que foram conquistados. E esses espaços foram conquistados à custa de muita luta de toda uma sociedade. Então, a gente não pode, por exemplo, permitir que, no momento de construção de chapas partidárias as mulheres possam ser usadas apenas para cumprir o que determina a lei. A gente precisa ter uma participação de fato mais efetiva. A gente precisa ocupar os espaços que foram conquistados para que nós possamos avançar. O desejo que a gente tem é grande, mas a gente precisa ter a coragem de enfrentar também as dificuldades e adversidades.Então, aproveito esse momento para convidar as mulheres a participarem de fato do processo eleitoral.Não apenas como candidata.Aquelas que não têm interesse de fazer parte de um processo de construção político partidária, mas que elas possam serem formadoras de opinião. Mostrar a importância de nós mulheres estarmos presentes no momento em que as políticas de proteção, as políticas de garantia, estão sendo construídas. Somos nós que sabemos onde o sapato aperta.Somos nós que sabemos o tipo de preconceito a que nós somos submetidas.
Sempre peço que nós possamos um dia evoluir a ponto de que no 8 de março, a gente não esteja mais discutindo a questão do direito da mulher como uma questão de gênero.Que as mulheres possam estar participando dos espaços de poder pela capacidade que ela tem, pela capacidade de conhecimento, pela capacidade técnica, pelo comprometimento. E que a gente possa de fato construir essas políticas que vão assegurar direitos para todas nós mulheres.
O que penso sobre políticas de juventude e qualificação
Acho que é necessário que os espaços e equipamentos públicos possam ser ocupados com oficinas. Não as pessoas irem até os órgãos, mas os órgãos poderem estar vindo às comunidades. Levando a capacitação da mão de obra. A questão dos cursos técnicos também, eles são muito importantes porque eles têm uma duração menor e as pessoas têm oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho de forma mais rápida e, posteriormente, poder fazer um curso superior. E acho que a gente precisa trabalhar muito visando a questão da educação, da capacitação da mão de obra. Para que a gente possa, de fato, ocupar espaço no mercado de trabalho porque muitas indústrias, a gente sabe que...., no próprio agronegócio, eu vi muito isso lá nos Cerrados... as máquinas que vem, as colheitadeiras, aquelas máquinas que são equipamentos de última geração, eles tem que trazer a mão de obra de fora porque não tem mão de obra capacitada para operar aquelas máquinas. Então, a gente precisa realmente dar essa oportunidade para que o povo do Piauí possa estar capacitado e, à medida que a gente for atraindo estes investimentos, trazendo indústrias, a gente possa ter essa mão de obra capacitada aqui e não ter que importar mão de obra de fora.
FRASES de Dona Vilma Pereira (minha mãe)
Estude, estude, pois é a única forma que filho de pobre tem de ser respeitado na vida.
Quem trabalha com comida, não passa fome.
Sobre cortar o bico do sapato pra o pé continuar cabendo:
Se não quiser que seus filhos passem por isso, estude.
FRASES da Deputada Simone Pereira
Estou deputada, mas sou assistente social.
A gente desenvolve a cidade, sem esquecer as pessoas.
Mais importante do que o calçamento é quem pisa no calçamento.
Do que adianta eu ter uma rede de proteção de direitos se eu não informo ao usuário como ter acesso ao mesmo.
Devemos destravar a mente da população quanto aos direitos que são inerentes à sua cidadania.
Precisamos dar um basta na violência contra as mulheres e podemos fazer isso juntas.
Esta página é um espaço para conversar com vocês, falar sobre meu trabalho e o que eu penso sobre vários assuntos. Então, eu e minha equipe estaremos à disposição para atender a todos.
Sejam bem-vindos e muito obrigada pelas contribuições!
Deputada Simone Pereira