Fonte: Ascom Alepi
A lei aprovada em plenário no último dia 30 de abril a lei do Outubrinho Rosa foi sancionada pelo governador do Estado, Rafael Fonteles (PT). O objetivo da legislação é fomentar que o Executivo adote processos para conscientizar crianças e adolescentes sobre os cuidados relacionados a saúde feminina.
“Então o mês de outubro que é um mês dedicado à saúde da mulher, combate ao câncer de mama, a gente vai incluir a saúde das meninas, crianças e adolescentes também, onde a gente vai buscar fazer uma campanha de vacinação do HPV, para a gente começar a trabalhar essa questão da erradicação do câncer de colo de útero, a gente vai incentivar a primeira visita ao ginecologista, ou seja, a menina não tem que ir ao ginecologista apenas depois da primeira menstruação, mas ela tem que ser preparada durante um tempo antes dessa primeira menstruação”, explica a deputada.
Segundo a parlamentar a execução da legislação deve se dar de forma transversal porque se trata de uma política principalmente de proteção. “Tem que haver esse diálogo entre as instituições. Então, a participação da Secretaria da Mulher, ela é importantíssima nesse processo. Secretaria da Saúde também. Secretaria da Educação também. E a Secretaria da Assistência Social. Então, a gente vai ter essa conversa", detalhou.
Veja a matéria original:
Sancionada lei que regulamenta educação sobre saúde da mulher à crianças e adolescentes